Da página do presidente Lula

Ao chegar para o G7, que acontece em Évian-les-Bains, na França, fui recebido em Genebra pelo presidente da Suíça, Guy Parmelin. Destacamos a comemoração de 200 anos de relações diplomáticas e 18 anos de parceria estratégica entre os dois países.

A Suíça é uma das principais origens de investimento direto no Brasil. Ao tratar do comércio bilateral, nos comprometemos a trabalhar pela diversificação da pauta de exportações. O presidente Parmelin e eu concordamos que o Acordo Mercosul – EFTA constitui uma oportunidade de ampliar o comércio bilateral em um contexto global de crescente protecionismo e unilateralismo.

Ainda na esfera bilateral, decidimos expandir a cooperação em áreas como Inteligência Artificial, transição energética, minerais críticos, biotecnologia, saúde e defesa, entre outras.

O presidente Parmelin cumprimentou o Brasil pela realização da COP30, em Belém, e ressaltou os avanços que o país tem mostrado no combate ao desmatamento.

Postado por

Miguel  Baia Bargas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *