Corrida eleitoral 🏃‍♂️🗳️

Ontem (30), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), confirmou que deixará o primeiro escalão do governo federal até o dia 30 de março. A saída da pasta tem como objetivo a preparação para o ciclo eleitoral de 2026, embora a ministra ressalte que o cargo e o estado pelos quais irá concorrer ainda dependem de articulações políticas.

Durante evento no Insper, em São Paulo (SP), Tebet revelou ter tratado com o presidente Lula (PT) sobre uma possível candidatura ao Senado, mas manteve em aberto o cenário para os governos estaduais.

Apesar de o nome da emedebista ser frequentemente citado para enfrentar o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Tebet demonstrou cautela ao comentar o cenário paulista.

Para a ministra, o estado já possui nomes de peso no campo governista, citando especificamente o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, como quadros capazes de levar a disputa ao segundo turno.

“Eu entendo que São Paulo tem dois nomes de peso relevantes, importantes, que têm condições de performar muito bem e de levar inclusive [as eleições] para um segundo turno”, destacou.

O movimento ocorre em um momento de incerteza, dado que Haddad tem manifestado resistência em retornar à disputa estadual e Alckmin sinaliza preferência por manter a dobradinha com Lula.

Para a especialista Lilian Sendretti, doutoranda em ciência política pela USP e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), a viabilidade de Tebet em São Paulo passaria pela aceitação do eleitorado progressista e pela estratégia inédita do PT no estado.

Caso Tebet assuma a dianteira contra Tarcísio, Sendretti destaca que o fato de São Paulo nunca ter tido uma governadora mulher e o carisma da ministra podem ser trunfos decisivos. “O Tarcísio de Freitas teria mais dificuldade em construir uma campanha e atacar uma mulher candidata. Acredito que isso conta a favor da Tebet”, conclui a especialista. Leia mais no #BrasildeFato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *