
INTERNACIONAL 🌏| O cientista político e historiador russo Sergei Karaganov tem aconselhado a elite política da Rússia há décadas e integra comitês influentes de política externa e econômica. A Multipolar conversou com ele sobre o perigo de uma guerra nuclear, sua opinião sobre líderes europeus e suas propostas para que a Rússia se afaste do Ocidente e volte seu foco de forma mais intensa para a Sibéria. As afirmações de Karaganov são decididamente beligerantes e radicais, mas, segundo ele, são compartilhadas por 95 por cento da liderança militar e política da Rússia. Multipolar publica a entrevista para fornecer uma visão do pensamento dessa figura pública influente e da correspondente fração da elite russa, que considera a postura de Vladimir Putin em relação ao Ocidente como excessivamente moderada.
As declarações de Karaganov também ilustram a pressão política interna à qual Putin está submetido e o tipo de tomadores de decisão que um dia podem sucedê-lo em Moscou. A entrevista foi realizada em Moscou no dia 30 de outubro por Éva Péli e traduzida do alemão por Jenny Farrel.
Karaganov: O perigo de uma guerra nuclear é alto e continua crescendo. Provavelmente está tão alto quanto no fim dos anos 1950 — exceto na Crise do Caribe, como chamamos a Crise dos Mísseis de Cuba, quando estivemos à beira do abismo. Por quê? Existem várias razões para essa escalada. Primeiro, a mudança no equilibrio de poder: a mudança mais rápida no equilíbrio de poder da história humana, em que novas potências estão ascendendo e antigas estão ficando para trás.
por Jenny Farrell
📸 Mikhail Sinitsyn /RG
oportalvermelho