
CARNAVAL EM SÃO PAULO | A cidade de São Paulo (SP) por muito pouco não foi palco de uma tragédia no último domingo (
. O encontro de dois megablocos de Carnaval (Acadêmicos do Baixo Augusta e o bloco da Skol com o DJ Calvin Harris) na Rua da Consolação gerou medo nos presentes pela superlotação e pelos tumultos. No centro desse caos está a Prefeitura de São Paulo, que autorizou a realização dos dois blocos na mesma via.
Ainda que em horários diferentes, a autorização dada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) para os eventos não dimensionou corretamente o tamanho dos blocos para a via em questão, ao mesmo tempo que não previu cenários que poderiam sair do controle, como ocorreu.
As cenas, amplamente registradas, são de pessoas passando mal e prensadas nas grades. Faltou pouco para um pisoteamento.
Até o momento, a gestão municipal não apresentou nenhuma justificativa para a autorização de dois blocos tão grandes no mesmo local. Tradicionalmente o Acadêmicos do Baixo Augusta já realiza seu cortejo na via. A questão levantada é se não houve pressão por parte do patrocinador do bloco, a Skol, que também patrocina o Carnaval de São Paulo, para obter a autorização para trazer o DJ internacional.
A situação foi tão grave que a Prefeitura acionou um plano de contingência, com a Guarda Municipal isolando a área pela qual os blocos passaram, fechando o acesso de mais pessoas ao local dos blocos, assim como liberando as áreas de dispersão, antes fechadas por grades.
por Murilo da Silva @@mu.tomaz
reprodução
___