Pesquisadores avançam em uma terapia com células-tronco que pode ajudar pessoas com diabetes tipo 1 a voltarem a produzir insulina. O tratamento, chamado zimislecel, também conhecido como VX-880, usa células derivadas de células-tronco transformadas em células produtoras de insulina, com o objetivo de substituir as células beta destruídas pela doença.

Entre os nomes ligados à pesquisa está o médico e pesquisador Michael R. Rickels, da Universidade da Pensilvânia, que apresentou dados sobre o avanço da terapia. Segundo informações divulgadas sobre o estudo, pacientes que receberam a dose completa do tratamento passaram a apresentar sinais de produção natural de insulina, e parte deles conseguiu ficar sem precisar de aplicações externas de insulina após o acompanhamento inicial.

O funcionamento da terapia é diferente de um remédio comum. Primeiro, os cientistas produzem em laboratório células capazes de agir como as células beta do pâncreas, que são responsáveis por fabricar insulina. Depois, essas células são colocadas no corpo do paciente para tentar “assumir” essa função perdida. Quando a glicose no sangue sobe, a expectativa é que essas novas células percebam essa alteração e liberem insulina de forma natural, ajudando a controlar o açúcar no sangue.

Apesar dos resultados animadores, os cientistas destacam que o tratamento ainda está em fase de estudo e não é uma cura disponível para todos. Um dos principais desafios é evitar que o sistema imunológico ataque novamente as células implantadas, já que o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune. Mesmo assim, a pesquisa representa um dos avanços mais promissores dos últimos anos e pode abrir caminho para tratamentos capazes de mudar a vida de milhões de pessoas no futuro.

Fonte: New England Journal of Medicine

Universo Curioso 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *