
O Irã afirmou que buscará a ratificação do acordo final com os Estados Unidos pelo Conselho de Segurança da ONU, incluindo pontos ligados ao programa nuclear iraniano e ao fim das hostilidades no Oriente Médio.
Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmail Baghaei, Teerã espera que o acordo seja apoiado por uma resolução das Nações Unidas até 60 dias após sua assinatura.
“Não temos confiança nem em Israel nem nos EUA”, declarou Baghaei, ao afirmar que Washington também precisará garantir que Israel cumpra compromissos relacionados ao Líbano.
O Irã diz ter aprendido com experiências anteriores e afirma que a desconfiança em relação aos Estados Unidos é resultado de uma longa sequência de erros cometidos por líderes americanos.
Entre os pontos considerados centrais por Teerã estão a liberação de fundos iranianos congelados no exterior, reparações pelos danos causados pela guerra e garantias sobre o cumprimento do acordo.
Baghaei também afirmou que o Irã não pretende cobrar “pedágios” no Estreito de Ormuz, mas sim taxas ligadas a serviços marítimos, segurança de navios e proteção ambiental.
O pedido de aval da ONU representa uma tentativa real de blindar o acordo… ou mostra que Teerã ainda teme um novo rompimento por parte de Washington e Israel?
