A Prefeitura de Duque de Caxias demoliu o monumento “Movimento do Trabalhador”, obra do arquiteto Oscar Niemeyer erguida em 2006 às margens da Rodovia Washington Luís, na Baixada Fluminense.

O QUE SE SABE

• O monumento foi demolido no fim de janeiro

• A obra foi projetada por Oscar Niemeyer

• O local passou a abrigar uma torre de monitoramento

• A estrutura conta com câmeras e uso de inteligência artificial

• A Prefeitura alegou necessidade estratégica de segurança na área

REAÇÃO

A demolição gerou indignação entre moradores da cidade e familiares de Niemeyer. O neto do arquiteto, Kadu Niemeyer, destacou que a obra tinha valor histórico e técnico, por ter sido uma das primeiras a utilizar concreto branco no Brasil.

Segundo ele, a retirada representa a perda de uma referência cultural e arquitetônica da cidade.

POSIÇÃO DA PREFEITURA

De acordo com a administração municipal, uma pesquisa técnica indicou que o monumento não possuía tombamento municipal, estadual ou federal, o que permitiria sua remoção. Após questionamentos, a Prefeitura informou que pretende instalar uma segunda torre de segurança no local, sem detalhar onde.

HISTÓRICO

Em 2021, outra obra de Niemeyer em Duque de Caxias foi alvo de controvérsia, quando a marquise do Teatro Raul Cortez foi fechada com tijolos, descaracterizando o projeto original. À época, a Prefeitura alegou exigência do Corpo de Bombeiros, versão contestada pela família do arquiteto.

POR QUE IMPORTA

A demolição reacende o debate sobre preservação do patrimônio arquitetônico, critérios de proteção de obras modernas e o equilíbrio entre políticas de segurança e memória urbana.

Diário do Porto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *