
A premiação destacou os talentos eleitos pelos associados e reconheceu trajetórias históricas do esporte no Rio Grande do Sul

A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) celebrou, na noite desta quarta-feira (17/12), seus 80 anos de história com a tradicional Festa Destaques ACEG, realizada no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. A cerimônia reuniu atletas, treinadores, dirigentes, árbitros, cronistas esportivos e Premiação destacou os talentos eleitos pelos associados e reconheceu trajetóriaspersonalidades do esporte, em uma noite marcada por emoção, reconhecimento e valorização da trajetória esportiva do Rio Grande do Sul.

Durante o evento, foram anunciados os destaques eleitos pelos associados em diferentes categorias. Na Revelação do Ano, receberam o prêmio Alysson (masculino) e Giovaninha (feminino). Como Craque do Ano, foram premiados Arthur (masculino) e Giovaninha (feminino). A Goleadora do Ano foi Belén Aquino, enquanto o Goleador do Ano foi Alan Patrick. Entre os goleiros, os vencedores foram Tiago Volpi e Raíssa. O prêmio de Dirigente do Ano foi concedido a Andrés D’Alessandro, e o de Árbitro do Ano a Rafael Klein. Na categoria Treinador do Ano, foram reconhecidos Mano Menezes (masculino) e Luciano Brandalise (feminino). Entre os clubes, receberam troféus Internacional (Campeão Gaúcho Masculino), Juventude (Campeão do Interior), Novo Hamburgo (Gauchão Série A2) e Brasil de Pelotas (Copa FGF).

Para o presidente da ACEG, Rogério Amaral, a celebração dos 80 anos simbolizou a força do esporte e do jornalismo esportivo gaúcho. “Nesta noite, relembramos a trajetória da ACEG não apenas por suas histórias, mas pelas vidas que vivem e respiram o esporte gaúcho, ressaltando a força de quem atua dentro e fora de campo, com o olhar atento dos cronistas que eternizam cada conquista e emoção. Foi uma noite de gratidão, memória e orgulho da identidade esportiva do Rio Grande do Sul”, destacou.

Homenagens: reconhecendo trajetórias e contribuições ao esporte
A ACEG também prestou homenagens especiais, reconhecendo trajetórias históricas e contribuições de longo prazo ao esporte. Na categoria Craque Eterno, foram homenageados Falcão e Luiz Felipe Scolari. Em Personalidade Esportiva, receberam o tributo Jorge Schmidt, técnico campeão no vôlei, e Eduardo Cruxen, jogador campeão no basquete. O Destaque Especial / Futsal foi concedido ao Atlântico de Erechim e à SER Santiago, enquanto o Paradesporto homenageou Wallison Fortes, Reinaldo Charão, Adenilson Duarte e a Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUC).

Na categoria Cronista de Sempre, receberam reconhecimento Darci Filho, Cláudia Coutinho e Marcos Vaz. O Troféu Antônio Augusto – Plantões Esportivos foi entregue a Rogério Bohlke, Flávio Fiorin, Paulo Pires, Renato Oliveira, Sidney Kwecko e Dênis Olinto, destacando a dedicação à cobertura esportiva.
Copa ACEG
Durante o evento, também foi entregue o troféu à equipe Barril Dobrado, campeã da Copa comemorativa dos 80 anos da ACEG. O artilheiro da competição foi Marcelo Stodolni, da Rádio Inferno FC, com 15 gols. A equipe Barril Dobrado ainda recebeu os prêmios de Melhor Goleiro e Troféu Fair Play.

Ano comemorativo repleto de ações
Para marcar a data histórica, uma série de ações foi realizada ao longo de 2025 pela ACEG, incluindo o Primeiro Prêmio Nacional de Reportagem Esportiva ACEG/80 Anos, em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI); o lançamento do livro “ACEG 80 Anos”, com curadoria do jornalista Fernando Di Primio; e a Corrida dos Jornalistas, em homenagem aos 80 anos da ACEG e aos 90 anos da ARI.

“A Festa Destaques ACEG 80 Anos encerrou com chave de ouro as comemorações, celebrando o jornalismo esportivo e o papel da nossa associação na valorização dos profissionais do esporte gaúcho”, finalizou Rogério Amaral.
Foto: Galeno Rodrigues e
Olgafotografias@gmail.com
Imprensa/Mbc Noticias
Foi uma festa inesquecível para valorizar o esporte gaúcho